quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Projeto Conta Mais"

Este Projeto é uma iniciativa da professora Carla Vanessa realizado com os alunos de 8º e 9º anos da EEF José Jucá com o objetivo claro de incentivo a leitura entre estes que serão protagonistas do incetivo para os demais alunos. Estarão em contato com leituras de contos variados, divulgando seus etendimentos e suas reflexões diante das leituras realizadas no blog da escola como primeiro passo de divulgação. Continuaremos informando aos leitores sobre o projeto, aguardem maiores informações.
Caso o caro leitor se interesse procure a professora e se informe sobre as formas de ingresso.

O Entendimento dos Contos (...) - Divulgue o seu postando nos comentários.

29 comentários:

  1. O Homem Nu;Fernando Sabino
    O homem nu é uma cronica do autor Fernando Sabino, é uma cronica muito famosa. essa cronica fala de um homem que estava devendo a prestação da televisão e que estava sem dinheiro para pagar pois tinha esquecido o dinheiro no trabalho então combinou com a mulher de quando o cobrador chegasse iriam fingir que não estariam em casa,mas esse plano não deu muito certo pois quando o homem saiu para pegar os pães infelizmente a porta se fechou e ele ficou trancada do lado de fora e o problema maior é que ele estava nu então ficou desesperado batendo na porta do seu apartamento pedindo para a mulher abrir a porta, mas a mulher pensando ser o cobrador não abriu a porta,então quanto mas ele batia na porta mas silêncio ela fazia então ele ia ficando cada vez mas desesperado ficou subindo e descendo o elevador para ninguém o vê-lo pois ele estava nu até que chegou uma hora que a velhinha do apartamento vizinho apareceu e começou a gritar dizendo padeiro esta nu então todos os vizinhos apareceram e começaram a critica-lo até que sua mulher ouviu toda aquela bagunça e resolveu abrir a porta e viu seu marido nu então seu marido rapidamente entrou para dentro de casa e se vestiu-se E quando passou pouco tempo apertaram a campainha ai o homem pensando ser o policial abriu a porta mas era o cobrador da televisão.

    ResponderExcluir
  2. O Homem Nu - Fernando Sabino
    Chega o dia de pagar a prestação da televisão e o homem não tem o dinheiro para pagar , então surge a idéia , de quando o homem chegar todos na casa ficarem quietos para o homem pensar que não tem ninguém em casa . Mas então a mulher dele logo diz que não gosta dessas coisas , gosta de cumprir suas obrigações , mais faz o que seu marido diz .
    Então , a mulher logo se tranca no banheiro . Enquanto ele esperava a mulher sair de dentro do banheiro , ele resolveu fazer o café . Enquanto a água fervia , ele foi pegar o pão , mais enquanto ele pegava , a porta se fechou , então ele resolveu tocar a campainha .
    A campainha toca , e ninguém vai abrir a porta , pois logo a mulher pensa que é o sujeito que veio cobrar a televisão. Quanto mais o homem chamava , mais silêncio fazia dentro de casa. Enquanto ele chamava a mulher , alguém que estava subindo a escada se aproximava , e ele nervoso , pois não tinha onde se esconder . Então ele correu para o elevador , e apertou o botão . Mais a porta de trás do elevador se fecha , e ele começa a descer . Ele ficou muito nervoso , pois estava nu , e estava com medo de alguém ver ele , ele apertou o botão do seu elevador , mais alguém lá em baixo estava chamando o elevador. Ele consegui chegar no seu apartamento sem que ninguém visse ele nu , e continuou a gritar pela sua mulher esmurrando a porta , mais uma porta atrás dele se abria , era a velha do apartamento vizinho , ela então saiu gritando dizendo que tinha um tarado alí .
    Sua mulher logo abriu a porta para ver o que era que estava acontecendo , e ele rapidamente correu para dentro de casa e se vestiu-se. Minutos depois alguém lá fora bate na porta , o homem logo pensou que era a policia , mais não era , era o homem da televisão .

    ResponderExcluir
  3. Um apólogo
    um apólogo é um texto do autor Machado de assis, é um texto que fala da agulha e da linha,no texto as duas não se dão bem pois uma quer ser melhor que a outra ficam brigando para saber qual é mas importante, A agulha fala sou eu que prego os enfeites das roupas então a linha diz mas para você pregar os enfeites nas roupas precisa de mim para prende-los eu sigo os seus passos, então a linha diz sou mas importante e ponto final e a agulha responde também eu tenho servido de agua para muita linha ordinária

    ResponderExcluir
  4. O homem nu-Fernando Sabino É uma crônica que conta uma história engraçada de um homem que não tinha dinheiro para pagar a conta da televisão e teve que se esconder para o cobrador não achar que ele queria enganá-lo.E no fim não adiantou nada ele ter se escondido porquê o cobrador acabou encontrando ele em casa e,cobrando a dívida.Essa crônica, apesar de engraçada,transmite a idéia de que não adianta tentar enganar as pessoas com mentiras para fugir do problemas.Se o homem tivesse falado a verdade não teria passado por toda vergonha que ele passou.

    ResponderExcluir
  5. O Homem Nu
    Esse texto fala de um homem que não tinha dinheiro para pagar a prestação da televisão, e o cobrador iria cobra-lo no mesmo dia.
    Então sua mulher teve a “brilhante” idéia de se trancarem dentro de sua própria casa sem fazer nenhum barulho para que o cobrador se canse de chamar eles. O homem tendo despido-se de qualquer vestimenta vai para o banheiro tomar banho, chegando no banheiro percebe que tem alguma coisa estranha, a mulher está trancada ali.
    Ele então botou o café para ferver e saiu para pegar os pães, chegando la escutou a porta do elevador fechar-se e ponteiro subir, como estava completamente nu e pensando que era o cobrador correu para as escadas esperando o elevador passa junto com o “cobrador”. Não era o cobrador, o homem voltou para a porta de seu apartamento com o embrulho de pão na mão, viu que a porta tinha se fechado e chamou sua mulher que ainda esta dentro do banheiro trancada, novamente escutou passos na escada, foi para o elevador apertando o botão, tempo de o elevador abrir e ele entrar. Era a empregada.
    Mas a porta de dentro do elevador se fecha, e ele começa a descer. Estando nu poderia dar de cara com um morador do prédio, a porta que esta atrás dele se abre...
    Caso queira ler o final do texto, procure no google (O Homem Nu-Fernando Sabino).

    ResponderExcluir
  6. Um apólogo-Machado de Assis O texto “um apólogo” de Machado de Assis ,mostra a história de uma agulha orgulhosa que queria mostrar sua importância para a linha,e,no fim percebeu que ela era mais importante pois,depois que a costureira terminara o vestido a agulha voltou para a caixinha de costura e a linha iria ao baile com a dona do vestido. A moral dessa história é que em todos os lugares sempre precisamos de alguém e alguém sempre precisa de nós. Nunca podemos fazer nada sozinhos.

    ResponderExcluir
  7. Evelynne Cabral diz:
    Um apólogo de Machado de Assis. É um conto que fala do orgulho, orgulho besta, que no fim não significava nada, pois esse orgulho era de uma simples agulha que apenas abria o caminho para a linha, e, ela pensava que era mais importante do que a linha, porem nenhuma era mais do que a outra, pois todas duas teem o mesmo final, depois de usadas vão para a caixinha de costura. Ao contrario do alfinete, que não abre a mão para ninguem, pois aonde o espetam ele fica. O que eu quero dizer com isso é que o orgulho não nos levam á lugar nenhum, pois sempre, para qualquer decisão precisaremos de alguem. Caminhar sozinho pode chegar mais rápido, mais será um caminho dificil.

    ResponderExcluir
  8. Um apólogo de Machado de Assis. É um conto que fala do orgulho, orgulho besta, que no fim não significava nada, pois esse orgulho era de uma simples agulha que apenas abria o caminho para a linha, e, ela pensava que era mais importante do que a linha, porem nenhuma era mais do que a outra, pois todas duas teem o mesmo final, depois de usadas vão para a caixinha de costura. Ao contrario do alfinete, que não abre a mão para ninguem, pois aonde o espetam ele fica. O que eu quero dizer com isso é que o orgulho não nos levam á lugar nenhum, pois sempre, para qualquer decisão precisaremos de alguem. Caminhar sozinho pode chegar mais rápido, mais será um caminho dificil.

    ResponderExcluir
  9. O conto "um apólogo" de Machado de Assis relata a história de uma agulha e uma linha que discutem por uma querer ser melhor que a outra.
    A agulha se sente orgulhosa por furar os caminhos da linha,mas a linha que na verdade junta os enfeites ou os pedaços de tecidos. Na verdade o que elas não sabem é que em qualauer lugar que formos a sempre alguém que dependa de mais alguém,ou seja niguém é melhor do quem ninguém.

    ResponderExcluir
  10. É interessante lermos um conto tão intrigante como o de Machada de Assis, após sabermos o verdad3eiro significada de um conto e sua diferença entre os demais textos.
    O conto relata uma história muito comum em nosso dia a dia, a questão do orgulho tolo de todas as pessoas, de quererem ser superiores umas as outras, como linha de costura queria ser em relação a agulha.
    Mas se prestarmos bastante atenção veremos que uma depende da outra, pois não haveria jeito da linha fazer seu trabalho sem a ajuda da agulha, muito menos da agulha fazer seu trabalho sem a presença da linha.

    ResponderExcluir
  11. Apólogo de Machado de Assis,história de uma agulha que abria o caminho para uma linha,por causa de um orgulho besta que elas tinham e ficavam brigando direto.No final elas perceberam que caminhar sozinho é um caminho mais rapido,mas também dificil.E peceberam que caminhar junto é bem melhor.

    ResponderExcluir
  12. Um apólogo de Machado de Assis é um conto sobre uma agulha orgulhosa que abria caminhos para uma rancorosa linha, que no fim mostra sua importância a agulha.
    Mas as duas, a linha e a agulha,não sabem mas elas tem suas importâncias, pois a agulha sem a linha, não consegueria coser e a linha sem a agulha não iria conseguir abrir caminhos para passar entre o pano.
    Podemos aplicar essa teoria a nós. As vezes tentamos ser melhores do que os outros, mostrando nos habilidades sem necessidade. Devemos superar por nós mesmos,não pelos os outros.

    ResponderExcluir
  13. O conto, O Apólogo
    Mostra um dialogo entre uma agulha e um novelo de linha.
    Esse conto, relata o orgulho da agulha, que acha que é superior ao novelo de linha, só porque ela sabe costurar, e o novelo, não.
    Isso, trazendo para nossa vida, diz nos que não devemos ser orgulhosos, e não devemos 'pisar nos outros', pois devemos escolher um caminho bom, não excluindo as outras pessoas...
    Pois devemos, ter uma trajetória de vida, cheia de coisas boas, pois com orgulho só iremos nos dar mal...
    #Não pensando apenas em nós...
    #Mas também não devemos nos rebaixar tanto...

    ResponderExcluir
  14. É interessante o modo como o conto de Fernando Sabino é apresentado,
    Como já havia sitado em meu comentário sobre o apólogo, esses contos relatam muito a realidade na qual vivemos,
    O homem nu, por exemplo, nos dá como lição de vida que quanto mais fugimos de um problema, mais temos de encará-lo por conta das nossas próprias necessidades pessoais, e temos sim que encará-los, pois a mentira não nos leva a lugar algum e acabamos a prejudicar mais e mais pessoas.

    ResponderExcluir
  15. O Homem nu, Fernando de sabino
    O texto é muito interessante, pois o conto fala sobre um homem que gostava de cumprir rigorosamente as suas obrigações. Um belo dia como não tinha dinheiro para pagar o cobrador da televisão, ficou preocupado, então disse para a mulher dele que não fizesse barulho para poder enganar o cobrador .
    Ele saiu para pega os pães estava subindo uma pessoa nas escada ele pensava que era o cobrador e correu para o elevador nu olhou com cautela para um lado e para outro antes de arriscar-se a dar dois passos até o embrulhinho deixado pelo padeiro sobre o mármore do parapeito, não vendo o cobrador ele voltou para seu apartamento e ficou chamando pela a sua mulher que ainda estava dentro do banheiro, mas ela não respondia e foi para o elevador e ele fico apertando o butam para poder se esconder, porque ele estravar nu a porta do elevador se abre e ele entra e o elevador começa a descer mas ele aperta para o elevador subir só que o butam não esta fusionando e ele subi-o para a casa dele e as vizinhas viro ele nu, e chamarão ele de doido porque estava nu, quando ele olhou o cobrador estava na porta da casa dele..

    ResponderExcluir
  16. O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.
    O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.
    O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.
    O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.
    O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.

    ResponderExcluir
  17. O Homem Nu
    uma cronica do autor Fernando sabino é um texto muito interessante e é muito engraçado que fala de um homem que estava devendo uma televisão mas não tinha dinheiro para pagar e o problema e que ele ficou trancado do lado de fora do seu apartamento nu já deu pra perceber como é engraçado .aconselho vocês a lerem não iram se arrepender pois é muito legal

    ResponderExcluir
  18. O homem nu.
    O conto de Fernando Sabino nos mostra que devemos enfrentar nossos problemas com a cabeça erguida, do mais simples ao mais sério, se nos escondermos mais cedo ou mais tarde iremos dar de cara com eles, como o homem da história que se escondeu tanto e no final, além de ter sido descoberto arrumou a maior encrenca com os vizinhos por esta nu, lembre-se de que sempre tem uma solução você só precisa ter calma e procurar ajuda e você os resolverá.

    ResponderExcluir
  19. O Homem Nu
    O Conto de Fernando Sabino me mostrou que as pessoas devem cumprir suas obrigações porque de qualquer forma ela sera cumprida,No caso do homem nu ele foi pegar o pacote de pão quando estava pelado ele ficou trancado do lado de fora no maior sofrimento,o nervosismo o pegou e todos os seus vizinhos o vendo pelado aquilo para ele era o fim do mundo,quando sua mulher abriu a porta ele entrou como um foguete. Alguem chama na porta,ele pensa que é a policia,mas não era,era o vendedor cobrando a televisão.
    Moral: Cumpra suas obrigações pois de um jeito ou outro você ira cumprir.

    ResponderExcluir
  20. Um apólogo- de Machado de Assis
    O texto que eu acabei de ler é um conto muito engrasado pois, fala de uma agulha e de um alfneti, eles são amigos de trabalho são como no nosso dia-a-dia muito confusão, alegri e muito humor.
    O texto também ensina que muitas pessoas são egoista,como diz no dia-a-dia imginoirantes, sabe aquelas passoas que querem ser maiores que os outros eu sei ninguém gostadesse tipo de pessoas .
    Eu gostei muito do texto pois, ensina lidar com essas pessoas espero que vocês gostem também.
    “LEIA SEMPRE MAIS E MAIS”
    até a proxima .

    ResponderExcluir
  21. O homem nu- Fernando Sabino
    O texto que acabomos de ler é um conto muito engrasado pois, fala de um homem que está precupado, por que não tinha denheiro para pagar a conta de televisão, e estava desseperado.
    O texto presenta varios personagens o cobrador, uma mulher, a vizinha do apartamento, a velhinha e ect.
    Eu gostaria que você que estaja lendo este recadinho que leia também o texto você vai se surpriender.

    ResponderExcluir
  22. Um Apólogo
    O Conto de Machado de Assis nos mostra que nunca você deve se achar melhor do que outras pessoas porque em alguma coisa aquela pessoa é melhor do que você,não é porque eu vou a um baile com pessoas da alta sociedade que eu vou me achar melhor do que outras pessoas,mas sim sabendo que eu fiz parte de uma história.
    Moral: Nunca se acha melhor do que os outros porque em alguma coisa aquela pessoa é melhor do que você.

    ResponderExcluir
  23. Um apólogo
    O conto de Machado de Assis, quis nos dizer que não devemos esta nos preocupando com a vida dos outros , tentando ser melhor passando por cima. Devemos realmente crescer, mas para crescermos precisamos ajudar os outros também.
    Outra parte muito importante do texto é quando o professor diz:''também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária'', as vezes abrimos muitos caminhos para as pessoas, e quando elas estão por cima esquecem da gente, esquece de quem as ajudou , mas não devemos fazer isso precisamos de ajuda ninguém consegue fazer tudo sozinho, trabalhando em grupo melhoramos nossas tarefas, e lembre- se em vez de ficar por ai , criticando o trabalho dos outros, melhore o seu, abasteça seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  24. Um apólogo-de machado de Assis

    O texto que acabei de ler fala de uma agulha e um alfinete que são amigos de trabalho no nossos dia-a-dia existem pessoas iguais o alfinete que quer ser melhor do que você.
    Eu gostei do texto por quê ele é muito humorístico e fala da nossa realidade que tem pessoas que querem ser melhores que as outras são ignorante pois, cada vez mais o orgulho toma conta das pessoas,a inveja.
    Você que esta lendo leia cada vez mais e mais que a leitura leva você para um lugar maravilhoso a sua própria imaginação,você descobrir coisas que nunca imaginou.

    ResponderExcluir
  25. O homem nu de Fernando Sabino nos da a lição de que sempre devemos cumprir nossas obrigações.Nele é relatado a história de um homem que não teria consguido o dinheiro para pagar a conta da televisão e sua mulher ao contrário dele não estava preucupada com essa dividda e recomendou ao homem a ficar dentro de casa em silêncio,para que quando o cobrador chegasse lá,achasse que não tinha ninguém.Depois o homem sai nu de casa para pegar o pacote de pão deixado pelo padeiro,mas no momento em que ele sai a porta se fecha deixando assim ele trancado por fora,ele grita mas sua mulher finge não escutar achando que é o cobrador,o homem neste momento fica louco,alguns minutos depois alguém abre uma porta atrás dele,era uma velhinha que começa a gritar e liga para a radiopatrulha,com toda a gritaria os vizinhos começam a sair e ele fica desesperado até que sua esposa decide abrir a porta e ele entra como um foguete, depois alguém bate na porta e ele abre achando que é a polícia mas na verdade era o cobrador.
    moral:não minta diante de um problema pois o problema pode causar uma confusão e você pode acabar sendo descoberto.

    ResponderExcluir
  26. O Homem Nu de Fernando Sabino, conta a história de um homem que não havia dinheiro para pagar sua prestação de conta de uma televisão, com medo de dizer a verdade resolveu se esconder, só que foi pior para ele, pois passou uma vergonha pior. Ele pensou que por que era muito cedo o cobrador não iria chegar, então foi fazer o cafe da manhã, mais quando o homem foi pegar os pãos na porta ele estava nu, e a porta após dele passar a porta se fechou ele ficou nu e do lado de fora, gritou muito para sua mulher abrir a porta, só que ela não abriu por causa do combinado e assim ele ficou do lado de fora, pois ela pensou que fosse o cobrador, ele passou por um grande sufoco, e na hora que conseguiu entrar, o cobrador bateu em sua porta, ele pensando que era a policia abriu. Pois é, mentir não lhe leva a nada, sempre é melhor contar a verdade, não tenha vergonha, por que você pode passar por uma pior.

    ResponderExcluir